sábado, 26 de março de 2016

Antrozoologia


ANTROZOOLOGIA
 



A Antrozoologia refere-se ao estudo da interacção entre pessoas e animais. Esta vasta área de trabalho fornece indicações e ensinamentos sobre a melhor forma de conviver, lidar, cuidar e fruir da companhia de um animal. Entre outros assuntos não menos importantes, a Antrozoologia pode auxiliar a debelar as causas de abandono, crueldade e incompreensão relativas a animais, com especial relevo para os animais de companhia.
Vamos incluir essa palavra em nosso vocabulário e ações do dia a dia?

A relação entre homens e animais:

A partir do momento, que é despertada a necessidade de preservarmos o meio ambiente , surge uma nova concepção de relacionamento , voltada para o respeito a todas as formas de vida, onde inclui-se os animais.

O animal que antes servia apenas de suporte, evoluiu também para animal de estimação.Sua relação com o ser humano tornou-se tão complexa que, ao entrar para uma família, ele é capaz de provocar alterações no comportamento de todos os seu membros. Ele passa a compartilhar hábitos humanos, muitas vezes, adquire o status de uma pessoa. No caso de seu desaparecimento, sua falta é sentida com muita intensidade.

Com todos os avanços da ciência, pesquisas mostram, que o convívio com os animais, é considerado um dos melhores recursos terapêuticos. Os animais domésticos passaram a ser considerados importantes na sociedade, por oferecer apoio emocional.

Para quem vive na cidade, representam contato com a natureza. Está nos genes humanos apreciar a interação com animais e plantas.A simples presença de um animal de estimação pode ser relaxante, ajudar a diminuir a pressão sangüínea e o estresse. Alguns animais são mais benéficos que outros. 


 O efeito relaxante aparece menos quando se tem um peixe num aquário. Os resultados dependem de contato, portanto, aqueles que podem ser tocados, como cachorros e gatos, são mais eficientes.
Gatos são particularmente úteis no tratamento de pessoas com tendências depressivas. Ao contrário dos cachorros, buscam o carinho dos donos só quando requisitados.

Atualmente, em muitos lugares, os animais são usados na recuperação de doentes, convalescentes e até presidiários. Na Europa, 30% das terapias de recuperação utilizam animais.Em San Francisco, nos Estados Unidos, existe um programa em que cães e gatos oferecem conforto a pacientes terminais de Aids.

A preocupação em criar leis para defender os animais de todos os tipos de exploração, cometidas nos circos, em rodeios e, também o combate ao tráfico de animais silvestres e um interesse muito grande em salvar algumas espécies da extinção, demonstram que os homens estão conscientes que estas atitudes representam assegurar o equilíbrio do planeta.
 O grande desafio dos centros urbanos que visam a melhoria da qualidade de vida enfocando a ética , é conseguir implantar e fortalecer a idéia, de que o bem estar animal não pode mais ser considerado como um ato de caridade e sim como uma obrigação legal .

A população de pequenos animais, que vivem e sobrevivem , em relação direta com as condições do meio ocupado pelo homem, não podem continuar sendo abandonados. Esta situação requer a urgência de unir esforços da comunidade, para que se obtenha o controle de natalidade, enfatizando a necessidade de sensibilização da população sobre a posse responsável de animais de estimação.

O abandono de um animal é um ato cruel e degradante, demonstração clara, de falta de caráter e incapacidade para assumir compromissos, e caracteriza-se num crime.

A necessidade de implantarmos, uma nova mentalidade capaz de permitir uma relação de respeito e proximidade com os animais e a natureza em geral, permitirá o desenvolvimento de uma sociedade cada vez mais harmoniosa .

Fonte: uol.com.br





Abandono de Animais

Causas e conseqüências de abandono de animais

Confira os principais motivos que levam uma pessoa a abandonar seu animal de estimação 

Animais não castrados
Compra irresponsável
Adoção não meditada
Presentear com animais
Desconhecimento das necessidades do animal
Problemas de adaptação (condições inadequadas para ter um animal)
Problemas familiares (mudanças, férias, situação econômica)
Ninhadas não desejadas 

Consequências: 
Sofrimento do animal: desnutrição, doenças, envenenamentos, etc
Acidentes de trânsito e atropelamento de animais
Agressão às pessoas (a cada ano são registrados nos Centros de Saúde cerca de 1000 casos de atendimentos por mordedura de cães e gatos)
Transmissão involuntária de doenças e parasitas

fonte: clicrbs.com.br

 

Lei sobre abandono em Belém

Lei aplica multa para quem abandonar ou maltratar animais em Belém

Projeto vale para equinos, bovinos, mulas e outros.
Lei proíbe o uso de animais como veículos de tração e condução de carga.

 

 

O prefeito Zenaldo Coutinho sancionou uma lei da Câmara Municipal que vai aplicar multa para quem abandonar e maltratar animais. A lei é válida para equinos, bovinos, mulas, além de outros, e proíbe o uso de animais como veículos de tração, a exploração e a condução com cargas na cidade, bem como a realização de eventos como rodeios, que cause prejuízo à saúde ou gere maus tratos aos animais envolvidos.
O projeto foi aprovado por maioria em plenário e sancionado no dia 18 de fevereiro de 2016 pelo Prefeito de Belém. A proposta prevê advertência, quando for detectada na primeira constatação, e apreensão do veículo, do animal e multa de R$ 500 em casos de reincidência.
Os animais que não forem resgatados pelos proprietários no prazo de 15 dias poderão ser doados para organizações não governamentais ou particulares, desde que firmado um compromisso de que esses animais não irão ser mais utilizados como veículos de transporte de cargas. O projeto prevê ainda a permanência dos animais, soltos, atados por cordas ou por outros meios, que circulem em vias ou locais públicos.
fonte : g1.globo.com

sexta-feira, 25 de março de 2016

Ativistas de Porto Alegre

ATIVISTAS FAZEM AÇÃO NA VÉSPERA DA SEXTA-FEIRA SANTA EM PORTO ALEGRE, RS



No final da tarde desta quinta-feira, 24 de março, véspera da Sexta-feira Santa, uma dúzia de ativistas independentes e da Vanguarda Abolicionista realizaram ação na Esquina Democrática, coração do Centro de Porto Alegre.
Houve abordagem aos passantes, panfletagem maciça e exibição de banners e bandeiras. Em foco, o consumo de peixes, a exploração de coelhos e outros animais na Páscoa. Ao final, os manifestantes ainda cruzaram a Feira do Peixe de Porto Alegre, que acontecia na quadra abaixo.

Centro Municipal de Cães e Gatos

Fonte: razõesparaacreditar.com
centro_adocao

SP inaugura centro que resgata e promove a adoção de cães e gatos

São Paulo ganhou na última sexta-feira (29) um centro de resgate e cuidado de cães e gatos que sofreram maus-tratos para estimular sua adoção.
As acomodações do Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos possibilitam a pessoa interessada na adoção interagir com o animal. A estrutura do local conta com centro cirúrgico, vagas de pós-operatório e espaço para banho e tosa.
“O centro permite uma outra abordagem no tema da adoção. Vai facilitar a vida do morador que quer adotar um animal e dos animais, que têm melhores condições de espera pela adoção. É um ambiente muito mais adequado, e ele vai estar muito mais pronto para a adoção, porque toda a situação de vulnerabilidade, que pode irritar o animal, é evitada pela qualidade do serviço prestado”, afirmou o prefeito Fernando Haddad.
Depois que chegam ao centro, os animais passam por avaliação médica veterinária e, se necessário, recebem tratamentos contra pulgas e carrapatos. O local realiza em média 40 cirurgias por dia, principalmente procedimentos de castração.
Todos os animais são imunizados contra a raiva, doenças específicas, castrados, vermifugados e identificados por microchip. O espaço possui ao todo 30 canis e 24 gatis que permitem a interação com os adotantes.
O centro fica na Rua Santa Eulália, 86, bairro Santana, e funciona de segunda à sexta-feira das 9h às 17h e aos sábados, das 9h às 15h.
ZYH-L_HvUweGGwxtZlEolg
Fotos: Cesar Ogata / Secom






quarta-feira, 23 de março de 2016

ARMANI E A EVOLUÇÃO

MAIS UMA EMPRESA DEIXA DE USAR PELES DE ANIMAIS

 

Grupo Armani declara abolição ao uso de peles em suas marcas
Em declaração oficial divulgada na manhã desta terça-feira (22), o Grupo Armani anunciou que não fará mais uso de pele animal em nenhuma de suas marcas.

"É com muito prazer que anuncio que o Grupo Armani estabeleceu um firme comprometimento em abolir o uso de pele animal em nossas coleções", declarou o estilista Giorgio Armani.



"O progresso tecnológico dos últimos anos nos permite ter uma série de alternativas a nossa disposição, todas excluindo práticas cruéis e desnecessárias contra animais. Minha empresa está dando um passo enorme, que reflete nossa crescente atenção aos problemas críticos do meio-ambiente e dos animais."

Fonte:Vogue



CARROÇAS EM PORTO ALEGRE

NOTÍCIA PUBLICADA EM 23 DE MARÇO DE 2016

 

CRUELDADE EXTREMA

RESPONDA RÁPIDO!!!!!!
QUE SENTIMENTO VOCÊ TEM AO VER ESTA IMAGEM?
O QUE VOCÊ GOSTARIA DE FAZER COM QUEM PRATICA ESTE TIPO DE CRUELDADE COM UM ANIMAL INOCENTE?
NÃO SE FAÇA !! FAÇA ALGUMA COISA!! FAÇA SUA PARTE!! SEJA A VOZ DESTES ANIMAIS!!!
 

terça-feira, 22 de março de 2016

A crueldade humana sem limites


20/03/2016 21h01 - Atualizado em 20/03/2016 21h01

Boi é encontrado dentro de riacho após farra do boi em Itapema

Moradores disseram que boi foi 'usado' em farra do boi no meio da mata.
Animal estava visivelmente exausto, conforme a PM. Ninguém foi preso.

Do G1 SC
Boi estava dentro de rio, após farra do boi em Itapema (Foto: PM/Divulgação)Boi estava dentro de rio, após farra do boi em Itapema (Foto: PM/Divulgação)
Um boi foi encontrado dentro de um riacho em Itapema, no Litoral catarinense, neste domingo (20). Segundo a Polícia Militar, é possível que o animal estivesse ali desde a madrugada, após uma farra do boi. Ninguém foi preso.
"Os moradores nos acionaram pela manhã depois que encontraram o boi dentro do rio. Os próprios moradores disseram que ele foi utilizado em uma farra do boi durante a madrugada, no meio da mata", detalha o tenente Israel Nascimento Damázio, comandante interino da Polícia Militar da região.

Segundo ele, um laçador e uma equipe da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) precisaram ir ao local para retirar o animal de dentro do riacho. Ele estava visivelmente exausto.

O G1 não conseguiu contato com a Cidasc para saber qual destino do boi.
Conforme Damázio, é comum ocorrências de farra do boi em Itapema e também em Bombinhas, onde um homem morreu no início deste mês após levar uma chifrada.

"Antes eles faziam em locais mais povoados. Agora estão fazendo mais no meio da mata e pela madrugada. Fica mais difícil de apreender os responsáveis", afirma o tenente.
fonte: http://g1.globo.com/sc/